top of page

Jogo de Búzios

O Opele-Ifa, Oráculo de Ifá ou Jogo de Búzios é uma das artes divinatórias utilizadas nas religiões tradicionais africanas e nas religiões da diáspora africana instaladas em muitos países das Américas.

 

Existem muitos métodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 búzios sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que os búzios adoptam ao cair sobre ela. A quantidade de búzios pode variar de acordo com a nação, o mais comum é composto de 16 ou 17 búzios, mas o jogo com 21 búzios também é muito comum. O sacerdote antes reza e saúda todos os Orixás e, durante os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afectam o modo como os búzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

 

Nem todas as pessoas podem “ler búzios”. Esta prática está destinada apenas a pessoas com uma forte espiritualidade. De forma geral, estão pré destinadas às Mães, Pais ou Filhos de Santo após o ritual de sete anos após a Iniciação, com autorização e ensinamentos dados pela Mãe ou Pai de Santo.

 

O búzio é também utilizado como objecto de adorno nas roupas dos Orixás, onde são aplicados formando desenhos, em colares, chamados de fio-de-contas, entre outros.

bottom of page